Veja como entrar em grandes playlists do Spotify
Hoje, com a chegada dos aplicativos de música, as Playlists se tornaram praticamente um novo tipo de "Rádio" integrando diversidade musical de forma completa, podendo fazer com que o artista ganhe novos ouvintes frequentemente.
Quem nunca abriu seu aplicativo de música e se deparou com milhares de opções de Playlists, muitas delas oferecidas pelo algoritmo do aplicativo, de acordo com as suas ultimas músicas escutadas.
Mas Como entrar em Playlists do Spotify ?
Primeiro temos que entender que existem três tipos de Playlists nos aplicativos de Música, as Editoriais, as personalizadas e as de usuários.
Playlist Editorial
Criada manualmente por 1 profissional do Spotify. Geralmente recebem grande publicidade da plataforma e por consequência, atraem um número gigante de seguidores.
Primeiramente, faça a distribuição da sua música Spotify através de uma distribuidora, com uma antecedência de pelo menos 30 dias. Após o agendamento, acesse o painel do seu Spotify for Artists (https://artists.spotify.com) e clique no card “Pitch a song to our editors”.
Na próxima etapa, é preciso preencher informações como a classificação da música, tais como, gênero, País, artistas, estilos e etc... Esses pontos são importantes, pois vão guiar o curador para Playlists a definir em qual você de encaixa.
A última parte é a descrição da sua música. Use as palavras certas que mais combinam com seu projeto a aumente as possibilidades de ser escolhido para fazer parte de alguma Playlist.
Conte a história por trás do seu projeto, em como foi feita a criação, quais os objetivos, quais ações serão realizadas e sua expectativa frente ao lançamento.
Essas etapas não são garantias de que você entre em uma grande Playlist, os editores recebem dezenas e até centenas de pedidos de inclusão de sons por dia, sendo assim, entenda que a concorrência é grande e que esses passos vão te ajudar a se destacar entre vários outros artistas, aumentando suas chances de ser notado.
Playlist Personalizada
Criadas automaticamente pelo algoritmo do Spotify. São recomendadas automaticamente para os usuários com base nas músicas que o mesmo escuta dentro da plataforma.
Para entrar aqui, você precisa realizar a etapa anterior para "playlists editoriais" e já ter uma base de fãs ou criar uma campanha de "pre-saves".
Como é tudo feito por algoritmos, o Spotify vai identificar usuários que seguem o mesmo estilo musical e que também fizeram "pre-saves" de outros artistas do mesmo gênero e vai recomendar seu trabalho para essas outras pessoas.
Aqui basicamente, não tem muito o que podemos fazer dentro do Spotify, a grande sacada aqui é trabalhar o marketing do seu som antes do lançamento, para que quando seja lançado, ele seja identificado pelo algoritmo como um possível "Hit", sendo assim, recomendado para outras pessoas ou que caia até mesmo na Playlist de "Descobertas da semana".
Playlist de Usuários
São as Playlists criadas pelos usuários do Spotify e que ao se tornam populares, entram na recomendação orgânica da plataforma.
O básico aqui é identificar o criador da Playlist dentro da plataforma do Spotify, na aba da própria Playlist você encontra o nome do usuário, o numero de seguidores e a quantidade de musicas que ela possui.